Storytelling: novidade do marketing para denominar uma antiga arte


São as histórias que ajudam a valorizar e construir marcas. Atrás de toda empresa de sucesso sempre tem uma boa história e é isso que o Marketing descobriu. É a chamada storytelling, que nada mais é do que a velha arte de criar e contar histórias. “De vez em quando o pessoal responsável pela comunicação, vendas e do próprio marketing esquecem-se de contar as histórias das suas empresas e produtos e não se dão conta de que elas ajudam a valorizar e a construir a marca”, aponta Eloi Zanetti, especialista em marketing e comunicação corporativa. “Pessoas compram histórias e não produtos”, completa o especialista, que ministrará a palestra Storytelling: sua história é seu grande diferencial, no Fórum Comunicação no Foco, que acontece entre os dia 3 e 5 de outubro, em Curitiba.

Eloi explica que se uma empresa ou produto não tiver uma boa história para contar é dever do profissional de marketing inventar uma: só não pode parecer falsa. “O público percebe, na hora, a segunda intenção. Políticos experientes sabem bem disso, inventam e estimulam boas histórias sobre seus trabalhos. Um velho político mineiro chegou a dizer: Não importa o fato, mas sim a versão do fato”, observa.

Algumas empresas repetem a técnica da narração por décadas e o povo não se cansa de ouvi-las e de repeti-las à exaustão. “Histórias de empresas são ainda mais poderosas e têm maior efeito sobre os clientes quando ligadas ao mito fundador dos seus criadores. Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg viraram roteiros de filmes e não saem da mídia há muito tempo”, conta.

A disputa pela atenção do cliente e a sua fidelização à causa da empresa pode ser realizada de várias maneiras. Mas, será a construção de uma boa história que irá encantar o cliente. “Quanto mais refinada a história, melhor. É a sutileza da montagem da sua estrutura narrativa que vai seduzir as pessoas”, ensina Eloi Zanetti.

Comunicação no Foco

O especialista em marketing e comunicação corporativa, Eloi Zanetti é um dos palestrantes do primeiro Fórum Comunicação no Foco, que acontecerá em Curitiba, entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Eventos CIETEP/FIEP. Cada dia será direcionado para um público específico. Segunda, 3 de outubro, será voltada para a indústria, terça (4) para o comércio e o último dia (5) para o setor de serviços. Além das palestras e debates, também será possível participar da Clínica de Comunicação, que ofertará para o participante uma análise inicial dos investimentos de sua empresa na área de comunicação.

O evento é voltado para empresários e gestores de marketing, propaganda, compras e recursos humanos de pequenas e médias empresas do Paraná e Santa Catarina, além de profissionais liberais e autônomos. As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.comunicacaonofoco.com.br. Os participantes de outras cidades também encontrão inúmeras opções de passeios e lazer, podendo montar um pacote personalizado de viagem, que inclui o Fórum e turismo. Para participar da Clínica de Comunicação, deverá ser feito um agendamento de data e horário junto com a inscrição para o Fórum. Mais informações pelo telefone (41) 3521-6226.

     

Serviço: O Fórum Comunicação no Foco acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, no Centro de Eventos CIETEP/FIEP, na cidade de Curitiba, Paraná, e pode ser acompanhado pelo site www.comunicacaonofoco.com.br, pelo twitter @forumdecomunica ou pelo facebook Fórum Comunicação no Foco. As inscrições devem ser realizadas pelo site do evento e, em casos especiais, pelo e-mail inscricao@comunicacaonofoco.com.br ou pelo telefone (41) 3521-6226. Para participar da Clínica de Comunicação, deverá ser feito um agendamento de data e horário junto com a inscrição para o Fórum.

Sobre a Mark Messe

Fundada em 2010, a empresa é especializada na organização de eventos técnico/científicos e comerciais para entidades, instituições, órgãos públicos e iniciativa privada. Entre os serviços prestados estão captação, planejamento, administração e consultoria na execução de eventos, passando por todos os setores, comercial, marketing, financeiro, operacional e de recursos humanos.

A Mark Messe faz parte do grupo A Biannda, que presta consultoria e assistência comercial no mercado varejista, distribuição e serviços. Situada em Curitiba, no Paraná, atende todo o território brasileiro. Mais informações pelo site www.markmesse.com.br ou pelo twitter @markmesse

 

fonte: Expressa Comunicação

(41) 3233-4032 ou 3029-0638

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s