Expomusic supera expectativa de público e negócios


Foi encerrada no último domingo (25/09), a 28ª edição da Expomusic – Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios. Durante os cinco dias do evento, passaram pelo pavilhão do Expo Center Norte 44.569 visitantes.

A forte presença de compradores movimentou os negócios do setor para os próximos meses. “Graças a este grande fluxo do varejo de música, estimamos que a feira comercializou pelo menos 35% do faturamento anual do setor, ou seja, cerca de R$ 250 milhões”, calcula Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira da Música (Abemúsica).

Synésio avalia que a Expomusic se beneficiou da realização de outro evento musical, o Rock In Rio, na mesma época. Outro fator do sucesso, segundo ele, foi a implantação da mudança na Lei de Diretrizes e Bases que institui o Ensino Musical como o único conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, dentro da disciplina de Artes. “Tudo isso contribui para o cenário musical. Os jovens estão vendo, ouvindo, respirando música”.

Em razão disto, este ano a feira expandiu a presença das escolas para todos os cinco dias. No total, cerca de 1,8 mil alunos de 44 escolas do Ensino Fundamental das redes pública e privada, e de escolas de Música, foram pré-credenciados e receberam convites de cortesia para visitar a Expomusic. Além delas, um grande número de estudantes visitou o eventoespontaneamente.

Atrações Musicais

A Expomusic 2011 foi o lugar c

erto para se “respirar” música. Mais de 200 artistas e bandas estiveram nos estandes das empresas expositoras e ofereceram para o público mais de 320 pocket shows, sessões de autógrafos, demonstrações de equipamentos, workshops e performances, ultrapassando 500 horas de atrações.

Wanira Salles, gerente de Negócios da Francal Feiras – empresa promotora do evento em conjunto com a Abemúsica – destaca

o crescimento dos instrumentos para orquestras no mix da feira, o que, segundo ela, prova que a Expomusic tem opções para todos os gostos musicais. “Além do público em geral e dos compradores, os músicos sabem que esta é a feira deles. Tanto é verdade que registramos a visita de 4.036 músicos à Expomusic este ano”.

O Music Hall, atração musical oficial da feira, somou mais 18 horas de shows à já extensa programação dos estandes. A cada edição, o espaço dá visibilidade para bandas, orquestras, instrumentistas e cantores, todos iniciantes, e a alunos de escolas de música, mostrarem seu trabalho.

“É o espaço para a descoberta de novos talentos, uma oportunidade para quem está começando a se apresentar numa estrutura de palco profissional para um público altamente qualificado”, lembra Wanira. É também o Music Hall e sua grande diversidade de gêneros musicais que confere à Expomusic um caráter de um dos grandes eventos culturais da cidade.

O presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, destaca a importância da Expomusic para os negócios do setor e

também para a difusão da cultura musical. “O Brasil tem muitos talentos, a maioria desconhecida do público. A feira não só colabora para dar visibilidade a eles, como também contribui para que muitos jovens despertem o interesse pela música a partir do contato com as muitas novidades deste setor”.

Fonte: Andres Emilio Acera -fonte: promoview

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s