Faltam 300 dias para a abertura da Expo Shanghai (feira mundial)


wei0707-10Após sete anos de trabalhos, os preparativos para a Expo Shanghai 2010 entraram na fase final. Ontem (5) teve início a contagem regressiva de 300 dias para a abertura do evento. Como forma de promover e divulgar a Expo, uma grande exposição entitulada “Mais próximo da Expo” está sendo realizada em Beijing. Além disso, o serviço voluntário da Expo “Nós estamos ao seu lado” também foi inaugurado em Shanghai. A organização prometeu que, nos próximos 300 dias, irá promover de forma ordenada a construção dos pavilhões, os projetos das exposições e os preparativos da operação para que os visitantes de todo mundo sintam a intensa amizade do povo chinês.

No Museu da Capital de Beijing as pessoas podem conhecer os vários aspectos da preparação para o evento através da exposição “Mais próximo da Expo”. Lá é possível ver, pela primeira vez, as 59 miniaturas dos pavilhões da China, Reino Unido e outros países que já confirmaram participação e entregaram o designs de seus espaços. O secretário do Comitê Municipal de Shanghai do Partido Comunista da China e diretor do Comitê Executivo da Expo Shanghai, Yu Zhengsheng, afirmou que o país tem se esforçado ao máximo a fim de realizar uma Expo bem sucedida e inesquecível.

“A Expo é uma festa mundial que sempre reúne o que de melhor a civilização material e espiritual humana tem a oferecer. O país está fazendo todo esforço possível em conciliar a inteligência mundial para interpretar de diversas maneiras o tema da Expo Shanghai ‘Better City, Better Life’ (O Melhor da Cidade, O Melhor da Vida) . Tentaremos realizar uma Expo que mostrará os êxitos da civilização urbana de vários países e promoverá intercâmbios de conceitos sobre o progresso das cidades. Além disso o desenvolvimento interativo da cidade e do campo será explorado, bem como o futuro modelo de vida da humanidade.”

Pela primeira vez em 158 anos, a Expo será realizada num país em desenvolvimento. Até ontem (5), 239 países e organizações internacionais já haviam confirmado participação no evento, fato que já marca a Expo Shanghai como a maior edição entre todas na história. No entanto, diante o agravamento da crise financeira internacional, ainda não é possível saber se os 70 milhões de visitantes esperados estarão aqui em 2010. O porta-voz de informação do Departamento da Expo Shanghai, Xu Wei, disse que a crise financeira não terá influência direta sobre isso.

“Participar da Expo é uma ação estatal, ligada à divulgação da imagem do país. Os países demonstram muito entusiasmo pelo evento. O Japão, por exemplo, projetou um pavilhão cujo valor estimado é de 13 bilhões de Yens. É um investimento muito alto. Para muitos países participar da Expo é uma prioridade já que trata-se de uma boa oportunidade para divulgar sua cultura aos visitantes, sobretudo ao povo chinês.”

Shanghai inaugurou ontem o serviço voluntário da Expo “Nós estamos ao seu lado”. O número de voluntários inscritos já ultrapassou 300 mil. Ying Junchao, estudante da Universidade Politécnica de Shanghai, é um deles.

“Queremos ser voluntários pois, como estudantes universitários, temos a chance de servir ainda melhor à Expo. Devemos fazer com que mais jovens participem e contribuam para o sucesso do evento.”

A Expo Shanghai será realizada entre 1º de Maio e 31 de Outubro de 2010. A 300 dias da abertura, Yu Zhengsheng diz esperar que o mundo perceba a amizade sincera da China através desse evento mundial cujo placo será Shanghai.

“Vamos reforçar a cooperação com diversas partes, aperfeiçoar o ambiente da cidade, elevar a qualidade do serviço para fazer com que os amigos de todo mundo se sintam num ambiente melhor, para que tenham uma vida melhor e percebam nossa profunda amizade.”

Deixe um comentário