MTur promove primeira reunião para discussão da nova classificação hoteleira


Entre 24 e 26 de fevereiro Porto Alegre (RS) recebeu o primeiro encontro para discutir a nova classificação hoteleira brasileira, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em conjunto com o INMETRO e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), com o apoio da Secretaria de Turismo de Porto Alegre.

A nova classificação hoteleira do Brasil será discutida em uma série de oito encontros nas cinco regiões do país, entre fevereiro e maio, com o objetivo de estabelecer as matrizes para oito tipos de empreendimentos: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de floresta, hotéis históricos e os chamados cama e café. O modelo a ser adotado é o mesmo já utilizado em outros países.

A nova classificação é um dos três itens do acordo de cooperação celebrado entre o MTur, o INMETRO e a SBM, que prevê, também, o estudo de viabilidade para a implantação de um Hotel Conceito no Parque Tecnológico do INMETRO em Xerém (Duque de Caxias/RJ), e a criação de um selo de qualidade que atingirá os prestadores de serviços turísticos.

O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, explicou durante a solenidade de abertura do encontro que o objetivo da nova classificação é atender ao Plano Nacional de Turismo (PNT) [ http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/plano_nacional] e a Lei Geral do Turismo [http://www.turismo.gov.br/turismo/legislacao/legislacao_geral]. O diretor destacou que a classificação não será obrigatória, e a definição dos critérios será feita de forma aberta, democrática e flexível.

Deixe um comentário