Resort no interior de São Paulo segue filosofia indiana


Com a popularização da cultura indiana por meio da novela global Caminho das Índias, muitas pessoas ficaram curiosas para conhecer mais do universo hindu. Para aqueles que não tem a oportunidade de viajar para o país do oriente e conferir in loco o intricado sistema de castas e os costumes do povo indiano, a saída pode estar a poucos quilômetros da capital paulista. Localizado em Amparo, no Circuito das Águas, o hotel Canto da Floresta Resort tem como base a filosofia indiana, que está presente na decoração, programação e nos itens da alimentação.

Encravado entre vales e montanhas, cada detalhe do hotel é pensado para levar o hóspede a aprender um pouco mais da Índia. Já na recepção o turista passa pela imagem e pelo sino de Ganesha, podendo tocá-lo, anunciando sua chegada. O deus Ganesha é considerado no hinduísmo o grande removedor de obstáculos, tanto materiais como espirituais. É também o protetor dos bons negócios. Uma sugestão é que ao tocá-lo sejam mentalizados os obstáculos que se deseja remover.

Ainda na recepção, o símbolo OM energiza os visitantes. Essa sílaba sagrada sânscrita representa o absoluto, o criador e incorpora vários significados, sempre em trilogia, como passado, presente e futuro ou ainda a consciência, onipresença e onipotência. Outra divindade representada é Gita (elefanta), que na tradição hindu dá sorte. Lakshimi, representação védica da boa sorte, prosperidade e abundância, também divide o espaço, presenteando quem chega com mensagens (presságios), para serem refletidos durante a estadia. Todas as peças foram trazidas da Índia, pelos proprietários, adeptos da tradicional cultura hindu.

De acordo com a diretora do hotel, Fernanda Mesquita Berkovitz, o hotel nasceu da ideia de criar um espaço onde o hóspede pudesse, através de uma programação direcionada, cuidar também do seu aspecto espiritual. “O homem ocidental, ao contrário do oriental, valoriza e cuida muito mais dos seus aspectos físico e mental, mas esquece do espiritual. Como somos feitos dos três aspectos esse desequilíbrio se reflete na sua vida. Pensamos em criar espaços especiais para o relaxamento, meditações e o encontro consigo mesmo. Todas essas práticas, hoje, são bem aceitas e comprovadas como benéficas, pela ciência. Passamos a conhecer, através de diversas viagens à Índia, a cultura e filosofia indiana, totalmente baseada na espiritualidade e que era extremamente compatível com nossa proposta de criação desse espaço. Daí fluiu naturalmente a inserção de vários itens indianos na concepção do hotel, seja, na decoração, na alimentação e na programação”.

A construção do hotel levou em consideração também as questões de sustentabilidade. Ele ocupa uma área de um milhão de metros quadrados, que antes era constituída basicamente por pasto seco. Durante 10 anos, foi realizado um reflorestamento com espécies nativas que fez surgir bosques, recantos, trilhas ecológicas e proporcionou o retorno de animais silvestres.

Segundo a diretora, o hotel hoje possui duas vertentes de atuação: o turismo de negócio (há um complexo formado por um Centro de Convenções e salas de apoio) e o hóspede de lazer. “Após sete anos de funcionamento, muitos já chegam sabendo exatamente o que querem e o que vão encontrar, e vem em busca dessa programação mística e desses espaços que oferecemos. Outros, procuram por novas experiências e aprendizados. Há também os que precisam apenas de uma boa e moderna estrutura para eventos, mas que no fim, acabam encontrando uma energia harmoniosa e apropriada para trabalhar união, sinergia e desenvolvimento de suas equipes de negócios”, explica.

Exposição nacional
Com a Índia na pauta de assuntos nacionais, devido ao sucesso da novela da Rede Globo, houve aumento da procura pelo hotel. “O interesse por parte do público aumentou de certa maneira, pois como o tema passou a ser mais conhecido, isso gerou maior familiaridade e curiosidade. Muitos já reconhecem os principais deuses cultuados pelos indianos e que estão representados aqui no hotel em diversos itens da decoração e também nos nomes dos nossos espaços. Por exemplo: um dos nossos restaurantes chama-se Ganesha e outro Lakshimi”.

Quem quiser conhecer o Canto da Floresta Hotel Resort, pode aproveitar o feriado de Copus Christi com um pacote promocional de quatro diárias (de 10 a 14 de junho), em apartamento Luxo Duplo a partir de R$ 2.040 (+10% de taxa de serviço). Está incluso café da manhã, almoço e jantar; monitoria de lazer adulto e infantil; monitoria holística, com vivências místicas no parque místico, harmonização, entre outras atividades. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito Amex em até seis parcelas sem juros; cartão de crédito Mastercard e Visa em até três parcelas sem juros; à vista com 5% de desconto. Cortesia para duas crianças de até 11 anos no mesmo apartamento dos pais (dividindo a mesma cama-extra). A terceira pessoa acima de 11 anos pagará 35% sobre o valor do apartamento pela cama extra. Desconto 30% para segundo apartamento dos filhos do casal.

fonte: reporter diario

Deixe um comentário